O
MedroJelly4Diet, desenvolvido por três docentes e dois estudantes da Escola Superior
Agrária de Coimbra, visa a produção e comercialização de doces, compotas e
geleias de medronho, com baixo valor calórico. “A formulação dos produtos inova
pela combinação da atividade antioxidante do medronho com o baixo valor
calórico potenciado pela introdução de um edulcorante natural. Esta nova fórmula
vem colmatar uma falha de mercado no que respeita à oferta deste tipo de
produtos para consumidores diabéticos e/ou com problemas de excesso de peso”, pode
ler-se num comunicado emitido pela empresa.
O
grupo Portucel
Soporcel considera que esta
iniciativa, “com valências verdadeiramente sustentáveis, tanto nas vertentes económica
e ambiental, como na vertente social, poderá prestar um valioso serviço aos
produtores florestais, gerando um negócio economicamente viável e promovendo a
gestão florestal sustentável”, refere ainda a nota.
De
acordo com a apreciação do grupo empresarial, “este projeto tem viabilidade
económica, uma vez que há disponibilidade de matéria-prima, de mercado e de
conhecimentos para desenvolver o produto. A sua concretização será um estímulo
ao melhoramento genético e à plantação e exploração desta espécie autóctone e
contribuirá para o aumento da biodiversidade dos espaços florestais onde o
medronheiro se insira, sem penalização da respetiva rendibilidade.
O
elevado Valor Acrescentado Nacional do produto pode contribuir para que este
tipo de transformação silvo-industrial seja uma fonte de maiores rendimentos
para muitos produtores florestais privados.
O
resultado combinado destes aspetos positivos estimulará o empreendedorismo e terá
um efeito positivo na empregabilidade no interior do País. Para além deste
importante facto, vai também potenciar o interesse pela utilização do
medronheiro, criando condições para o crescente e necessário reconhecimento
internacional deste sub-sector da floresta portuguesa e o subsequente alargamento
do respetivo mercado”.
O
projeto MedroJelly4Diet recebeu também o prémio do Instituto Politécnico de
Coimbra e da Associação Comercial e Industrial do Vale de Cambra nesta edição
do Arrisca C. Para além destes incentivos atribuídos para o arranque do
projeto, há interesse dos investigadores em expandi-lo através de parcerias de
médio e longo prazo com a Produção Florestal.
A participação do Grupo na iniciativa Arrisca C,
promovida pela Universidade de Coimbra com o intuito de incentivar boas
práticas inovadoras a nível nacional, insere-se na sua política de
responsabilidade social corporativa na vertente de estímulo à adoção de práticas
sustentáveis no domínio da gestão florestal. O Prémio Grupo Portucel Soporcel
visa assim apoiar um conjunto de iniciativas capazes de promover a
transferência de conhecimento e inovação para o domínio da gestão florestal e
da energia e sustentabilidade.
O Grupo – que procurará seguir com interesse o
desenvolvimento desta ideia/projeto - utiliza ele próprio modelos de gestão florestal
que contribuem para a manutenção e melhoria contínua das funções económicas, ambientais
e sociais dos espaços florestais, em conformidade com os exigentes critérios
estabelecidos pelos sistemas internacionais de certificação da gestão florestal.
Compromete-se a contribuir ativamente para a adoção das melhores práticas e
para o desenvolvimento de parcerias estratégicas que visem melhorar o
desempenho e competitividade global da floresta, daí a importância de promover
iniciativas como o Arrisca C.
Nesse
quadro, o grupo Portucel Soporcel decidiu atribuir, pela segunda vez, em 2012,
o prémio “Gestão Florestal Sustentável” no valor de €2.000,00 e integrou, pela primeira vez, o júri do ARRISCA. C. Na
qualidade de membro do júri, o Grupo avaliou 114 projetos candidatos à secção
“Ideias de Negócio” e, em conjunto com os restantes membros, selecionaram 36
projetos que passaram à segunda fase do concurso. Desses finalistas, 11 eram potenciais
candidatos ao Prémio Grupo Portucel Soporcel.
A 5ª Edição do Concurso Arrisca C´2012
de Ideias, Planos de Negócio e Provas de Conceito enquadra-se no Projeto
INOV.C e envolve 12 Parceiros Nucleares
e Parceiros Complementares da
Região Centro e visa estimular o desenvolvimento de conceitos de negócio em
torno dos quais se perspetive a criação de novas empresas e/ou o apoio ao
desenvolvimento de novos produtos /serviços de empresas.
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