sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Estaleiros Navais: PSD/Figueira enaltece anúncio do ministro Álvaro Santos Pereira

O ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, anunciava a 21 de janeiro um investimento de 18 milhões de euros na reativação dos Estaleiros Navais do Mondego (ENM), medida que prevê a criação de 134 postos de trabalho diretos.

No mesmo dia, o coordenador da União de Sindicatos de Coimbra (USC) manifestou-se «surpreendido» pelo anúncio.
«O senhor ministro ou está a fazer algo para os apanhados ou anda atrasado na comunicação. Não sei o que se passa, os estaleiros estão a trabalhar desde 2 de outubro», disse à agência Lusa o sindicalista António Moreira.

O PSD da Figueira, em comunicado abaixo transcrito, congratula-se com o anúncio.

“A Comissão Política do PSD/Figueira da Foz sempre acompanhou com preocupação e interesse a situação dos Estaleiros Navais do Mondego (ENM) e, por isso mesmo, não podemos agora deixar de nos congratular com a linha de apoio concedida pelo Governo para a sua reativação.

 O Governo reconhece a importância da reativação dos ENM, pelo que a medida pretende:

 - Estimular a economia regional e aumentar a produção e reparação de navios, apostando em segmentos de mercado não explorados por outros estaleiros nacionais, com a inovação que conduz à diferenciação do serviço prestado;

 - Ser o início do investimento de 18 milhões de euros nos próximos dez anos, com um volume de negócios estimado em 66 milhões de euros, de forma a criar 134 postos de trabalhos diretos e aproximadamente 230 indiretos até ao final de 2013, prevendo-se a criação de 305 postos de trabalho diretos até 2019;

 - A reintegração de todos os ex-trabalhadores dos insolventes ENM, contribuindo para a desaceleração do desemprego na região, com aproveitamento do “know-how” que poderia perder-se. A reactivação dos ENM estimulará a indústria naval, dinamizando as relações económicas de Portugal com países emergentes, nomeadamente os que integram a CPLP, fazendo aumentar as exportações e o equilíbrio das contas externas nacionais.

É merecida uma palavra de reconhecimento a todos aqueles que sempre acreditaram na viabilidade desta unidade de construção naval e muito em especial aos seus trabalhadores, que nunca deixaram de lutar.

O PSD/Figueira da Foz manifesta ao Senhor Ministro da Economia público reconhecimento, por ter percebido a importância que o projeto tem para a Figueira da Foz e para toda a região, ao mesmo tempo que se pode constituir como um “valioso suporte à dinamização de outras atividades a jusante e a montante, contribuindo para a consolidação da importância do país como plataforma de actividades ligadas ao mar.”

Sem comentários:

Enviar um comentário