segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Museu Académico de Coimbra - já conhece?


"O Museu Académico de Coimbra, (único museu exclusivamente de vida estudantil do mundo) possuidor de um riquíssimo património da vida estudantil de Coimbra, com colecções da vida estudantil e peças valiosas onde podemos destacar: a Guitarra do Hilário, do Artur Paredes, de Afonso de Sousa e do Santista Lucas Junot, entre outras. A primeira taça de Portugal ganha pela Académica em 1939 e imensos troféus desportivos das secções desportivas da Associação Académica de Coimbra. Além de todo o património e documentação da extinta Associação dos Antigos estudantes de Coimbra no Brasil.
Por outro lado, também o Arquivo da Associação Académica de Coimbra e uma imensa biblioteca de temática de vida estudantil donde poderão sair estudos e dissertações. Mesmo a "colher de pau" da praxe que pertenceu a Antero de Quental está no Museu, Colecções das Repúblicas de Estudantes, entre muitas outras colecções e peças.
A razão do envio deste mail é que, em 2011, dadas as dificuldades do Museu, foi criada a Liga de Amigos do Museu Académico de Coimbra, uma Organização sem fins Lucrativos, com o objectivo de proteger, divulgar e dinamizar o Museu. Assim, o que vos solicitava, e se o entenderem fazer era que aderissem à página no Facebook da Liga, pois, quanto mais aderentes tiver, mais força terá para proteger o Museu.

Quem o pretender fazer, bastará clicar em "Gosto" ou "Like", ou "Curtir"na página do Museu no Facebook, que é aqui:

Além disso, quando vierem a Coimbra, visitem o Museu Académico, que fica situado no 1 º piso do Colégio de S. Jerónimo, próximo da Estátua do D. Dinis (Antigo Edifício dos Hospitais da Universidade) e o Museu está aberto de segunda a sexta.
Atenciosamente
Rui Lopes (Ex aluno de Coimbra)"

(recebido via facebook)

PARA ACOMPANHAR A FOTO:

"Ó CABRA EU NÃO SABIA/ QUE ALEGRIA SINTO EU/ QUE TINHAS CATEGORIA/ PRÁ ORQUESTRA DUM MUSEU!", assim dizia uma das "bocas" no cortejo da latada, alusiva à ida do badalo da cabra para o Museu Académico.
Em 1952, aquando da entrega do Badalo da Cabra ao Museu Académico, durante a "Tomada da Bastilha", a imprensa local e regional noticiou o facto, também a imprensa estudantil não ficou alheada ao facto, embora não refira o Museu Académico, o famosíssimo jornal de humor estudantil "O ponney" referiu o facto como demonstra a imagem.
De referir que o Ponney foi fundado por Castelão de Almeida em 1929 na Real República Ribatejana, uma República de estudantes já inexistente, onde também colaborou Carmona da Mota. Este jornal, durante décadas, com o seu humor, fez rir muitos estudantes de Coimbra, além de, ser vendido pelo mais famoso ardina que Coimbra conheceu: o "Taxeira", para outros Teixeira. 

Sem comentários:

Enviar um comentário