terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

«Conversas da Bijou» recuperam o espírito de tertúlias e de convívio no Bairro Novo com Miguel Babo


O Restaurante Bijou, no coração do Bairro Novo da Figueira da Foz, irá encerrar as comemorações do seu centenário (1912-2012) com um ciclo de conversas que pretende reavivar o espírito de tertúlias e de convívio que sempre o caracterizaram.

Durante os próximos meses, diversos convidados – figueirenses de nascimento ou por adopção – passarão pela Bijou para, num ambiente informal, descontraído e aberto, falarem sobre os seus percursos de vida, a actualidade e o concelho que os une.
O ciclo «Conversas da Bijou» arranca já esta quarta-feira, dia 20, pelas 21h00, com o multifacetado figueirense Miguel Babo. Dos livros ao cinema, do xadrez à vida associativa, muitos são os motivos de interesse para esta conversa, conduzida pelos jornalistas Andreia Gouveia e Jorge Lemos e registada (imagem e vídeo) por Raul Cardoso e Joana Alvim, da RC Produções.

“Numa altura em que muitos expressam as suas opiniões nas redes sociais, as «Conversas da Bijou» querem recuperar esse bom velho hábito de falar, de estar com os outros, de partilhar ideias e memórias”, explica Álvaro Tomás, sócio-gerente do Restaurante Bijou e mentor do projecto.

Aceite o convite e saia de casa e venha tomar um café e conversar com Miguel Babo, na Bijou.

PERFIL:

Miguel Babo, figueirense de alma e coração, divide a sua actividade profissional e criativa em várias frentes.

LITERATURA:
Conhecido dinamizador do Festival de Xadrez da Figueira da Foz, Miguel Babo tem também o seu nome intimamente ligado à literatura.
«Pivete o Pequeno Corsário», «O Rei Não Tomba» e mais recentemente «A História do Rei Elias» são algumas das suas obras já editadas.
Miguel Babo é um dos responsáveis pela «Tal Editora», projecto que integra a «Talentilicious», associação dedicada à organização e promoção de eventos e a cuja direcção preside.

CINEMA:
É outra das suas paixões. Miguel Babo assina uma curta-metragem de sua autoria intitulada “O Condenado” e que contou com o apoio dos também figueirenses «Timelapsemedia».
Com João Oliveira, realizou e editou o documentário «Assalto ao Quartel de Beja – 50 anos depois».

POESIA:
Miguel Babo recupera e perpetua em filme as poesias de Carlos Carranca, figueirense ensaísta e declamador responsável pelo espaço “Poesia para Todos”, que aconteceu no Instituto Português da Juventude, em Lisboa.
Miguel Babo é o realizador (com o apoio da Timelapsemedia) deste projecto de vários episódios recentemente gravados em diversos pontos do país.

E AINDA:
Através da Talentilicious», o produtor Miguel Babo dedica tempo à moda e aos castings.
Foi actor/modelo ao lado das maiores produtoras portuguesas de audiovisuais como a Macman, ou a Still. Actualmente é agenciado pela Central-Models.
Nos comerciais televisivos participou em anúncios para todas as operadoras de telefones, Vodafone, TMN, Optimus ou a Portugal Telecom. Fez, nesta área, dezenas de trabalhos para produtos privados e institucionais e contracenou com dezenas de actores portugueses e estrangeiros, entre outros, Ricardo Pereira, Helena Costa e Cláudia Shiffer.

AO PORMENOR:
Formação Académica.
Licenciado pela Universidade de Coimbra em Engenharia Química em 1993
Pós-graduation em Manegement e economics in the University of Vaasa in Finland (1995) e em Filosofia na Universidade de Coimbra onde cursou os dois primeiros (1998).
Efectou a especialização em serviço em ciências da Educação no Instituto técnico de Leiria (2000)
Foi director técnico da Empresa de Cosmética Fittplano entre 2008 e 2010. Criou a Clínica Kirei sediada na Figueira da Foz, a operar desde 2005, onde é sócio gerente.
Em 1999 editou o manifesto “Da Universidade de Coimbra e dos TS que Por Lá Andam” tendo no ano seguinte editado o livro com a Universitária Editora “Quando as Almas se Despem”.
Em 2005 editou, com a Figueira Grande Turismo, “Xadrez”. Em 2008 editou com a Multinova Editora o livro infantil: “Pivete o Pequeno Corsário”
Em 2010 editou o Livro “Chess Papel - Xadrez em Papel” com a Tal-Editora
Em 2011 é lançado o livro “O Rei não Tomba” com a Tal-Editora e já em 2012 a “História do Rei Elias”.
Depois de 14 anos de docência resolve fazer uma pausa para se dedicar por inteiro ao trabalho de produção e criação artística, cinéfila, literária e de moda.
Produziu e encenou vários espectáculos onde destacamos “Um Tango por um Fado” exibido para assinalar o 5º aniversário do Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz. Entre mais de duas dezenas de produções nos dois anos, destacou-se pelas 8 edições do Festival Internacional de Xadrez da Figueira da Foz, o maior e mais importante evento de xadrez de todos os tempos em Portugal com um orçamento anual superior a 50 mil euros, sendo, o Torneio Internacional Integrado no Festival, citado em todos os meios de comunicação generalistas e da especialidade como um dos bons torneios europeus que contou com a presença de mais trinta países e alguns dos maiores nomes do xadrez mundial.
Na área da moda as suas produções incluíram desfiles de alguns dos melhores criadores portugueses, como Dino Alves, Alexandra Moura ou António Augustus. Desfiles que marcaram a Cidade da Figueira da Foz com mais de 8 mil espectadores a aclamarem a alta costura portuguesa e o sucesso da produção.
Estas inclusões no mundo artístico iniciaram-se mais cedo ainda como actor/modelo, num desfecho quase natural dos primeiros passos dados no teatro universitário em Coimbra onde chegou a encenar um texto original denominado “A Casa”.
Este início artístico interrompido pela carreira desportiva semi-profissional ligada ao basquetebol terminada precocemente em 1997, foi retomado tendo trabalhado com actor/modelo com as maiores produtoras portuguesas de audiovisuais como a Macman, ou a Still.
Nos comerciais televisivos participou em anúncios para todas as operadoras de telefones, Vodafone, TMN, Optimus ou a Portugal Telecom. Fez, nesta área, dezenas de trabalhos para produtos privados e institucionais e contracenou com dezenas de actores portugueses e estrangeiros, entre outros, Ricardo Pereira, Helena Costa e Cláudia Shiffer.
Passou por várias agências, onde, por várias vezes, participou em formações no que respeita à representação, a última das quais dirigida por Nicolau Breyner. Actualmente é agenciado pela Central-Models.
Em 2010 teve uma participação especial como actor no filme “Fugiu Peter Pan” e já este ano no File “Geme La Vie de Luís Albuquerque”, na curta metragem que realizou: “O Condenado”.
Como realizador, e para além da curta metragem atrás mencionada, realizou o documentário “O Assalto ao Quartel de Beja”, “Coimbra - o Canto a Guitarra e a Poesia”, “Figueira Balnear Desaparecida” e ainda, a curta metragem, “Amanhã”.
O seu argumento “Sem Regresso” foi uma das histórias vencedoras do concurso “Aqui/Here” promovido pela Universidade de Aveiro em 2011.
São muitas as participações como orador e apresentador dos mais diversos eventos. São exemplos as apresentações do concurso Nacional de Leitura no Distrito de Coimbra em 2011 e 2012, o concurso de promoção de jovens talentos promovidos pela secção da juventude da Câmara Municipal da Figueira da Foz, orador oficial do 110º aniversário do Ginásio Clube Figueirense.
Mais recentemente foi o autor/cineasta português convidado, seguindo-se a Pedro Costa convidado no ano anterior, pela Universidade de Lille a propósito do seu livro o “Rei não Tomba”.
Não obstante a diversidade de caminhos que tem percorrido hoje assume-se como um escritor e um cineasta.


Sem comentários:

Enviar um comentário