terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Informatização Clínica e Plataforma de Dados da Saúde apresentados no Hospital da Figueira

O Hospital Distrital da Figueira da Foz promoveu hoje nas suas instalações, em conjunto com a ARS Centro, IP e o ACES, Baixo Mondego, uma sessão sobre informatização clínica.
A sessão foi presidida por Henrique Martins, Coordenador da Comissão para a Informatização Clínica (CIC) e pretendeu demonstrar o uso da Plataforma de Dados da Saúde (PDS) uma plataforma de partilha de dados de saúde.

Estiveram presentes nesta sessão elementos da administração do Hospital, representante da ARS Centro, médicos, enfermeiros, informáticos, secretários clínicos e outros profissionais das 3 instituições.
“O programa de trabalhos espelhou bem a importância do uso da PDS e o HDFF reforçou que está empenhado no uso desta Plataforma, estando a desenvolver desde o ano passado várias aplicações no sentido de melhorar a qualidade dos registos”, refere comunicado emitido por esta unidade hospitalar.

Nesta reunião analisaram ainda as formas de articulação entre o Hospital e os Centros de Saúde, usando a PDS.
Através da PDS os profissionais de hospitais e cuidados primários passam a poder visualizar a informação das instituições do SNS e os dados que o próprio utente tenha introduzido no Portal do Utente e tenha dado permissão de visualização.

Também os meios complementares de diagnóstico realizados nos hospitais e cuidados de saúde primários, que estejam armazenados electronicamente em sistemas de informação, deverão ficar progressivamente acessíveis através da PDS aos profissionais de saúde que todos os dias prestam cuidados em consulta, urgência ou internamento.

Uma enorme multiplicidade de dados sobre o doente que passa a estar acessível ao profissional de saúde através de uma plataforma única.

Refira-se que neste Hospital está em curso a implementação do Processo Único Electrónico, estado já em uso o Boletim de Alta o Diário Clínico e dentro de pouco tempo estará o registo das consultas.

Sem comentários:

Enviar um comentário