quarta-feira, 24 de outubro de 2012

José, uma vítima de bullying


O pequeno José, chamemos-lhe assim, vivia dias dramáticos: era vítima de bullying.
Recebia uma pequena mesada. Por norma, sempre em dia certo.
Ciente do dia em que José tinha dinheiro, Pedro, chamemos-lhe assim, esperava-o a uma esquina para lhe retirar parte do dinheiro. Todos os meses, assim era.
E José ficava sem dinheiro suficiente para comer na escola ou para comprar material escolar. É que tinha o dinheiro todo contado.
José nada podia fazer porque Pedro não estava sozinho. Tinhas as "costas quentes" com a proteção dada pelo seu grupo de amigos que também o assaltavam. A ele e a outros tantos.
José já sabia que no dia tal, à hora tal, seria novamente roubado. Mas ainda assim, vivia com esperança que alguns dos seus amigos o viessem a proteger um dia. E que Pedro e o seu bando deixassem o bairro.
Os dias iam passando e nada disso acontecia. Pelo contrário: Pedro começara a ameaçar José que iria passar a tirar-lhe mais dinheiro. Todos os meses.
A pressão, a perseguição, levou Pedro ao desespero. Mas teve sorte: os seus pais mudaram de bairro e José não mais foi assaltado.
Outros dos seus amigos não tiveram igual sorte e todos os meses, Pedro e os seus amigos lhes sacavam dinheiro.
Até que um dia tudo mudou. O bairro juntou-se e correu com Pedro e os seus amigos.

PS: Os nomes são estes mas podiam ser outros. Qualquer comparação com a vida de grande parte dos portugueses que trabalha e que ao fim do mês fica sem parte importante dos seus rendimentos, não é uma coincidência. Há por aí muitos Josés e muitos Pedros.

PS1:  Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês bully, tiranete ou valentão) ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder.

Sem comentários:

Enviar um comentário