quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Assalto em Tavarede


Ontem, dia 18, entre as 08h30 e as 18h20, na zona de Tavarede, desconhecido introduziram-se numa residência através do método de arrombamento de uma porta em alumínio que dava acesso ao interior da mesma.

No seu interior, em diversas divisões, revolveram armários e outros locais onde pudessem encontrar bens de valor para furtar, sendo que furtaram, dois guarda-joias, tendo furtado diversas peças em ouro amarelo, entre eles anéis, brincos, fios, bem como um anel com um diamante (solitário),

Segundo fonte da PSP, os prejuízos, entre danos e material furtado ascendem a várias centenas de euros, contudo, não se apurou até ao momento o valor exato.

Defeso da Pesca da Lampreia: proposta do PSD aprovada por unanimidade


"A pesca da lampreia e sável no estuário do Mondego é uma atividade com grande impacto social e económico, envolvendo cerca de 60 embarcações registadas na área jurisdição da Capitania da Figueira da Foz, existindo mais a 60 pescadores possuidores de licença a montante dos 5 irmãos pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), perfazendo por defeito 200 famílias dependentes desta atividade.

Em Outubro de 2012, a pedido da Direção Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços foi efetuada na Figueira da Foz uma reunião para a obtenção de um defeso intermédio, estando presente técnicos dessa Direção-Geral, técnicos da Universidade, responsáveis pelo projeto da escada de peixes do açude ponte em Coimbra, o Capitão do Porto e cerca de 15 pescadores.

Apesar de discordarem do defeso por entenderem que o mesmo só faria sentido quando se resolvessem as reais dificuldades da migração desta espécie nomeadamente o dique em Formoselha, a falta de ordenamento e fiscalização na área do ICNF, aceitaram esse defeso, mas salvaguardando a possibilidade de o não efetuar caso as condições do caudal do Rio Mondego os impossibilitassem de exercer atividade por um período idêntico ao pretendido.

A 22 de Janeiro foi publicado o despacho do Senhor Secretário de Estado do Mar estabelecendo o referido defeso. Acontece, que desde o início do ano as condições metrológicas impediram a pesca por período superior ao pretendido no Despacho 1313/2013. Nesse sentido, entendem os pescadores que o Despacho é extemporâneo uma vez que as condições do rio já os obrigaram a tal paragem. Ainda assim e conscientes da necessidade da preservação das espécies, propuseram os pescadores contribuir com a doação de no mínimo 5 Lampreias por embarcação, com repovoamento da espécie.

O mesmo despacho determina que durante o período de defeso da lampreia, a proibição total do uso de qualquer arte de tresmalho no Rio Mondego. Ora, não se compreende porque razão não podem as embarcações usar malhagem superior, dirigidas a outras espécies. Não é muito razoável a proibição total da atividade com tresmalhos quando o período de defeso se dirige a uma espécie alvo apenas e quando as lampreias só emalham com malhagem inferior a 7 cm.

Face ao exposto, e após confirmação junto da Capitania da Figueira da Foz que efectivamente o exercício de atividade, motivado pelas descargas das barragens, esteve impedido de 15 de Janeiro a 2 de Fevereiro e, tendo em conta que cumulativamente estão impedidos de exercer atividade com outras artes de pesca, os vereadores eleitos pelo PPD/PSD propõem à câmara que solicite ao Senhor Secretário de Estado do Mar que revogue o defeso dedicado à lampreia entre 24 de Fevereiro e 5 de Março".

(proposta na íntegra, apresentada hoje em reunião de Câmara).

«Conversas da Bijou» recuperam o espírito de tertúlias e de convívio no Bairro Novo com Miguel Babo


O Restaurante Bijou, no coração do Bairro Novo da Figueira da Foz, irá encerrar as comemorações do seu centenário (1912-2012) com um ciclo de conversas que pretende reavivar o espírito de tertúlias e de convívio que sempre o caracterizaram.

Durante os próximos meses, diversos convidados – figueirenses de nascimento ou por adopção – passarão pela Bijou para, num ambiente informal, descontraído e aberto, falarem sobre os seus percursos de vida, a actualidade e o concelho que os une.
O ciclo «Conversas da Bijou» arranca já esta quarta-feira, dia 20, pelas 21h00, com o multifacetado figueirense Miguel Babo. Dos livros ao cinema, do xadrez à vida associativa, muitos são os motivos de interesse para esta conversa, conduzida pelos jornalistas Andreia Gouveia e Jorge Lemos e registada (imagem e vídeo) por Raul Cardoso e Joana Alvim, da RC Produções.

“Numa altura em que muitos expressam as suas opiniões nas redes sociais, as «Conversas da Bijou» querem recuperar esse bom velho hábito de falar, de estar com os outros, de partilhar ideias e memórias”, explica Álvaro Tomás, sócio-gerente do Restaurante Bijou e mentor do projecto.

Aceite o convite e saia de casa e venha tomar um café e conversar com Miguel Babo, na Bijou.

PERFIL:

Miguel Babo, figueirense de alma e coração, divide a sua actividade profissional e criativa em várias frentes.

LITERATURA:
Conhecido dinamizador do Festival de Xadrez da Figueira da Foz, Miguel Babo tem também o seu nome intimamente ligado à literatura.
«Pivete o Pequeno Corsário», «O Rei Não Tomba» e mais recentemente «A História do Rei Elias» são algumas das suas obras já editadas.
Miguel Babo é um dos responsáveis pela «Tal Editora», projecto que integra a «Talentilicious», associação dedicada à organização e promoção de eventos e a cuja direcção preside.

CINEMA:
É outra das suas paixões. Miguel Babo assina uma curta-metragem de sua autoria intitulada “O Condenado” e que contou com o apoio dos também figueirenses «Timelapsemedia».
Com João Oliveira, realizou e editou o documentário «Assalto ao Quartel de Beja – 50 anos depois».

POESIA:
Miguel Babo recupera e perpetua em filme as poesias de Carlos Carranca, figueirense ensaísta e declamador responsável pelo espaço “Poesia para Todos”, que aconteceu no Instituto Português da Juventude, em Lisboa.
Miguel Babo é o realizador (com o apoio da Timelapsemedia) deste projecto de vários episódios recentemente gravados em diversos pontos do país.

E AINDA:
Através da Talentilicious», o produtor Miguel Babo dedica tempo à moda e aos castings.
Foi actor/modelo ao lado das maiores produtoras portuguesas de audiovisuais como a Macman, ou a Still. Actualmente é agenciado pela Central-Models.
Nos comerciais televisivos participou em anúncios para todas as operadoras de telefones, Vodafone, TMN, Optimus ou a Portugal Telecom. Fez, nesta área, dezenas de trabalhos para produtos privados e institucionais e contracenou com dezenas de actores portugueses e estrangeiros, entre outros, Ricardo Pereira, Helena Costa e Cláudia Shiffer.

AO PORMENOR:
Formação Académica.
Licenciado pela Universidade de Coimbra em Engenharia Química em 1993
Pós-graduation em Manegement e economics in the University of Vaasa in Finland (1995) e em Filosofia na Universidade de Coimbra onde cursou os dois primeiros (1998).
Efectou a especialização em serviço em ciências da Educação no Instituto técnico de Leiria (2000)
Foi director técnico da Empresa de Cosmética Fittplano entre 2008 e 2010. Criou a Clínica Kirei sediada na Figueira da Foz, a operar desde 2005, onde é sócio gerente.
Em 1999 editou o manifesto “Da Universidade de Coimbra e dos TS que Por Lá Andam” tendo no ano seguinte editado o livro com a Universitária Editora “Quando as Almas se Despem”.
Em 2005 editou, com a Figueira Grande Turismo, “Xadrez”. Em 2008 editou com a Multinova Editora o livro infantil: “Pivete o Pequeno Corsário”
Em 2010 editou o Livro “Chess Papel - Xadrez em Papel” com a Tal-Editora
Em 2011 é lançado o livro “O Rei não Tomba” com a Tal-Editora e já em 2012 a “História do Rei Elias”.
Depois de 14 anos de docência resolve fazer uma pausa para se dedicar por inteiro ao trabalho de produção e criação artística, cinéfila, literária e de moda.
Produziu e encenou vários espectáculos onde destacamos “Um Tango por um Fado” exibido para assinalar o 5º aniversário do Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz. Entre mais de duas dezenas de produções nos dois anos, destacou-se pelas 8 edições do Festival Internacional de Xadrez da Figueira da Foz, o maior e mais importante evento de xadrez de todos os tempos em Portugal com um orçamento anual superior a 50 mil euros, sendo, o Torneio Internacional Integrado no Festival, citado em todos os meios de comunicação generalistas e da especialidade como um dos bons torneios europeus que contou com a presença de mais trinta países e alguns dos maiores nomes do xadrez mundial.
Na área da moda as suas produções incluíram desfiles de alguns dos melhores criadores portugueses, como Dino Alves, Alexandra Moura ou António Augustus. Desfiles que marcaram a Cidade da Figueira da Foz com mais de 8 mil espectadores a aclamarem a alta costura portuguesa e o sucesso da produção.
Estas inclusões no mundo artístico iniciaram-se mais cedo ainda como actor/modelo, num desfecho quase natural dos primeiros passos dados no teatro universitário em Coimbra onde chegou a encenar um texto original denominado “A Casa”.
Este início artístico interrompido pela carreira desportiva semi-profissional ligada ao basquetebol terminada precocemente em 1997, foi retomado tendo trabalhado com actor/modelo com as maiores produtoras portuguesas de audiovisuais como a Macman, ou a Still.
Nos comerciais televisivos participou em anúncios para todas as operadoras de telefones, Vodafone, TMN, Optimus ou a Portugal Telecom. Fez, nesta área, dezenas de trabalhos para produtos privados e institucionais e contracenou com dezenas de actores portugueses e estrangeiros, entre outros, Ricardo Pereira, Helena Costa e Cláudia Shiffer.
Passou por várias agências, onde, por várias vezes, participou em formações no que respeita à representação, a última das quais dirigida por Nicolau Breyner. Actualmente é agenciado pela Central-Models.
Em 2010 teve uma participação especial como actor no filme “Fugiu Peter Pan” e já este ano no File “Geme La Vie de Luís Albuquerque”, na curta metragem que realizou: “O Condenado”.
Como realizador, e para além da curta metragem atrás mencionada, realizou o documentário “O Assalto ao Quartel de Beja”, “Coimbra - o Canto a Guitarra e a Poesia”, “Figueira Balnear Desaparecida” e ainda, a curta metragem, “Amanhã”.
O seu argumento “Sem Regresso” foi uma das histórias vencedoras do concurso “Aqui/Here” promovido pela Universidade de Aveiro em 2011.
São muitas as participações como orador e apresentador dos mais diversos eventos. São exemplos as apresentações do concurso Nacional de Leitura no Distrito de Coimbra em 2011 e 2012, o concurso de promoção de jovens talentos promovidos pela secção da juventude da Câmara Municipal da Figueira da Foz, orador oficial do 110º aniversário do Ginásio Clube Figueirense.
Mais recentemente foi o autor/cineasta português convidado, seguindo-se a Pedro Costa convidado no ano anterior, pela Universidade de Lille a propósito do seu livro o “Rei não Tomba”.
Não obstante a diversidade de caminhos que tem percorrido hoje assume-se como um escritor e um cineasta.


segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Museu Académico de Coimbra - já conhece?


"O Museu Académico de Coimbra, (único museu exclusivamente de vida estudantil do mundo) possuidor de um riquíssimo património da vida estudantil de Coimbra, com colecções da vida estudantil e peças valiosas onde podemos destacar: a Guitarra do Hilário, do Artur Paredes, de Afonso de Sousa e do Santista Lucas Junot, entre outras. A primeira taça de Portugal ganha pela Académica em 1939 e imensos troféus desportivos das secções desportivas da Associação Académica de Coimbra. Além de todo o património e documentação da extinta Associação dos Antigos estudantes de Coimbra no Brasil.
Por outro lado, também o Arquivo da Associação Académica de Coimbra e uma imensa biblioteca de temática de vida estudantil donde poderão sair estudos e dissertações. Mesmo a "colher de pau" da praxe que pertenceu a Antero de Quental está no Museu, Colecções das Repúblicas de Estudantes, entre muitas outras colecções e peças.
A razão do envio deste mail é que, em 2011, dadas as dificuldades do Museu, foi criada a Liga de Amigos do Museu Académico de Coimbra, uma Organização sem fins Lucrativos, com o objectivo de proteger, divulgar e dinamizar o Museu. Assim, o que vos solicitava, e se o entenderem fazer era que aderissem à página no Facebook da Liga, pois, quanto mais aderentes tiver, mais força terá para proteger o Museu.

Quem o pretender fazer, bastará clicar em "Gosto" ou "Like", ou "Curtir"na página do Museu no Facebook, que é aqui:

Além disso, quando vierem a Coimbra, visitem o Museu Académico, que fica situado no 1 º piso do Colégio de S. Jerónimo, próximo da Estátua do D. Dinis (Antigo Edifício dos Hospitais da Universidade) e o Museu está aberto de segunda a sexta.
Atenciosamente
Rui Lopes (Ex aluno de Coimbra)"

(recebido via facebook)

PARA ACOMPANHAR A FOTO:

"Ó CABRA EU NÃO SABIA/ QUE ALEGRIA SINTO EU/ QUE TINHAS CATEGORIA/ PRÁ ORQUESTRA DUM MUSEU!", assim dizia uma das "bocas" no cortejo da latada, alusiva à ida do badalo da cabra para o Museu Académico.
Em 1952, aquando da entrega do Badalo da Cabra ao Museu Académico, durante a "Tomada da Bastilha", a imprensa local e regional noticiou o facto, também a imprensa estudantil não ficou alheada ao facto, embora não refira o Museu Académico, o famosíssimo jornal de humor estudantil "O ponney" referiu o facto como demonstra a imagem.
De referir que o Ponney foi fundado por Castelão de Almeida em 1929 na Real República Ribatejana, uma República de estudantes já inexistente, onde também colaborou Carmona da Mota. Este jornal, durante décadas, com o seu humor, fez rir muitos estudantes de Coimbra, além de, ser vendido pelo mais famoso ardina que Coimbra conheceu: o "Taxeira", para outros Teixeira. 

PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ ESTREIA 2013 COM RECORD


No primeiro mês de 2013, o porto cresceu 28% nas mercadorias movimentadas, a carga contentorizada subiu 82% e a carga geral 52%. 55 navios escalaram o porto, mais 15 que em Janeiro de 2012.

O total de mercadorias movimentadas em Janeiro do presente ano é o valor mensal mais alto de sempre registado no Porto da Figueira da Foz. O total de mercadorias movimentadas foi de 206.108,57 ton, registando assim um crescimento de 28% em relação ao mês homólogo de 2012.

O crescimento mais significativo verificou-se na carga contentorizada, com um total de 15.604,53 toneladas, equivalente a um aumento de 82%, mais 7.015,53 toneladas do que em Janeiro de 2012.
Também a carga geral apresentou um crescimento significativo, 52%, que corresponde a um aumento de 47.648,91 toneladas face a janeiro 2013.

Relativamente ao número de navios que escalaram o Porto da Figueira da Foz no primeiro mês do ano, deram entrada 55 navios, o que corresponde a uma variação de 38% relativamente ao mesmo período do ano anterior, ou seja, mais 15 navios que em Janeiro de 2012.

A arqueação bruta total foi 175.644,00 ton, o que significa uma variação de +44% relativamente ao mês homólogo do ano transacto. O comprimento total foi 175.644,00 m, também aqui se registando uma variação positiva de 44%.

Recorde-se que o Porto da Figueira da Foz já tinha fechado 2012 registando o melhor ano de sempre, com um crescimento de 5,57% na movimentação de mercadorias.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Autárquicas: PS da Figueira da Foz aprova lista à Câmara contra vontade do candidato. Federação diz que aprovação da lista é nula


Segundo o Expresso, «o PS da Figueira da Foz aprovou hoje de madrugada, por maioria, os primeiros quatro nomes da lista à Câmara Municipal nas próximas eleições autárquicas, contra a vontade do candidato e atual presidente da autarquia, João Ataíde.
O presidente da comissão política concelhia do PS levou à votação, na reunião daquele órgão, na noite de quarta-feira, a indigitação de João Ataíde como candidato socialista à Câmara (aprovada com 35 votos a favor e 15 contra) e uma segunda proposta que incluía os atuais vereadores Carlos Monteiro e Isabel Cardoso e o próprio líder concelhio, João Portugal, nos lugares seguintes da lista camarária.
A lista, aprovada por maioria, com 29 votos a favor, 21 contra e três votos em branco, tem a oposição de João Ataíde que, em declarações à agência Lusa, considerou "um disparate" o processo.»

No sapo notícias pode ler-se:
«Aprovação de lista com três nomes na Figueira da Foz é nula -- Federação do PS
O presidente da Federação do PS de Coimbra disse hoje que a aprovação de três nomes candidatos à vereação na Câmara da Figueira da Foz por parte da concelhia socialista é nula, por desrespeitar os estatutos.
"Desconheço qualquer lista, até porque, do ponto de vista estatutário e regulamentar, a comissão política ontem [terminou hoje de madrugada] realizada só podia ter na ordem de trabalhos um ponto único [a votação do candidato à Câmara]. É nula qualquer outra decisão", afirmou à agência Lusa Pedro Coimbra.
O PS da Figueira da Foz aprovou hoje de madrugada, por maioria, os primeiros quatro nomes da lista à Câmara Municipal nas próximas eleições autárquicas, contra a vontade do candidato e atual presidente da autarquia, João Ataíde.»


quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Coliseu Figueirense - um imóvel de interesse municipal


Implantado na área de expansão da Figueira da Foz, o Coliseu Figueirense é hoje um importante testemunho da vivência tauromáquica, mas também cultural desta cidade, na medida em que este equipamento permitiu reunir em seu redor muitos dos veraneantes que no final do século XIX começavam a escolher a Figueira como destino de verão. 
A tradição das corridas de touros na localidade era já bastante grande, e várias praças haviam antecedido o coliseu, embora com armações de madeira e condições menos favoráveis. O desejo de dispor de um espaço próprio para as touradas motivou a elaboração de uma escritura pública de constituição provisória da Sociedade Anónima Companhia Figueirense, com data de 25 de Março de 1895 e depois de algumas reuniões de que foram principais animadores João Antunes Pereira das Neves, médico, e Aníbal Augusto de Melo. Esta Sociedade exploraria, depois, o Coliseu. 
Uma vez definidas as questões de ordem legal, tiveram início as obras, orientadas por João Martins Hespanhol, sob planta de João Maria da Assunção Costa. Os trabalhos decorreram muito rapidamente, demorando apenas cinco meses a construção da praça - de Março a Agosto de 1896. A inauguração decorreu a 25 de Agosto de 1895, com um grandioso programa. 
De planta circular, com bancadas, galerias e camarotes de arcaria em ogiva no último anel, o Coliseu tem lugar para 6000 espectadores. A sua estrutura é bastante depurada, havendo a assinalar a entrada, com ameias na zona superior e porta em arco ogival, que se repete na porta lateral sobrepujada pela representação de um touro e pelo lettring 1895 COLISEU FIGUEIRENSE. 
Nos anos seguintes à inauguração, os jornais e outras fontes da época registam o sucesso da iniciativa e a animação que as touradas traziam à cidade (cf. Processo de Classificação, IPPAR/DRC). Durante a centúria seguinte há notícia de várias intervenções de conservação, como a instalação eléctrica, de 1957, ou a substituição das bancadas e camarotes de madeira por outras de cimento, em 1964. Já em 1968 inaugurava-se a capela e uma outra renovação do equipamento eléctrico permitia a realização de espectáculos nocturnos, funcionando hoje como um equipamento cultural capaz de receber exibições de natureza diversa. 

(Rosário Carvalho)


Página do IGESPAR

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

A missão da escola é permitir que os jovens forjem uma identidade e respondam aos desafios da sociedade


“Os pais viveram com uma ideia simples do ensino: «aprende-se na escola o que se precisa para a vida». Com efeito, aprende-se cada vez menos na escola o que se precisa para encontrar trabalho ou do que se necessita para viver. A escola não prepara para nada. É evidente que exagero. Mas ela tem de desempenhar papéis que não tinha previsto e não sabe fazer. É o único verdadeiro local de mistura social, mas verifica-se nela uma tendência para a formação de guetos.
(…)
A missão da escola é permitir que os jovens forjem uma identidade e respondam aos desafios da sociedade, às perspectivas de trabalho que ela oferece”.

David Cohn-Bendict (in «O Prazer da Política»)

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Turismo Centro de Portugal assina protocolo de parceria com as câmaras municipais da CIM Baixo Mondego

A Turismo Centro de Portugal (TCP) assinou dia 6 de Fevereiro (quarta feira), nas instalações do Museu da Pedra, em Cantanhede, um protocolo de cooperação comas autarquias da Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego.
Segundo nota da TCP, “o protocolo visa a agilização dos processos de licenciamento dos empreendimentos turísticos e respectiva promoção turística, garantindo maior eficácia na partilha de conhecimento, tendo em conta as limitações de acesso à informação resultante da entrada em vigor do Decreto-Lei nº 39/2008, de 7 de Março, posteriormente alterado pelo Decreto-Lei n.º 228/2009, de 14 de Setembro, e que estabelece o regime jurídico da instalação, exploração e funcionamento dos empreendimentos turísticos”.

O Decreto não contempla mecanismos oficiais que permitam a notificação das entidades regionais de turismo, nomeadamente a TCP, sobre novas autorizações ou comunicações de utilização para fins turísticos, pondo em risco o cumprimento integral da sua missão e das suas atribuições, em concreto a identificação, valorização e promoção dos recursos turísticos no seu âmbito territorial. A celebração do protocolo compromete as entidades signatárias à comunicação recíproca dos novos conteúdos, e acompanhamento técnico da TCP em vistorias, sempre que solicitado.

A presente cerimónia pública vem concluir o processo iniciado em 2012, garantido a partilha de informação técnica (acerca das novas autorizações/comunicações de utilização para fins turísticos) entre a TCP e as 57 autarquias que integram o território regional.

ADEUS JAQUINZINHOS: Governo quer peixes abaixo da dimensão mínima fora do prato


O Governo vai apelar aos portugueses para que não comprem peixe abaixo das dimensões mínimas legais.
O secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, disse à agência Lusa que estão a ser preparadas campanhas para incentivar o consumo de algumas espécies, mas também para alertar para a importância de poupar os juvenis, de modo a permitir a sustentabilidade da pesca.

mais aqui

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Os reis do Carnaval

Ana Oliveira e David Carreira, "reis" do Carnaval, cumprimentaram os seus "súbditos" esta noite no Caras Direitas. Salão cheio. De gente e animação.