quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Figueira da Foz: Dois homens assaltam farmácia com faca de cozinha


Dois homens de 20 e 24 anos de idade assaltaram ontem (terça feira), ao final da tarde, uma farmácia na baixa da cidade.

Sem  atividade profissional remunerada e com antecedentes pela prática deste tipo de crime, os suspeitos foram  intercetados pela PSP pouco tempo depois junto das suas residências,  localizadas nesta cidade, onde lhe foram apreendidas quantias monetárias subtraídas da farmácia, bem como a arma branca (faca de cozinha) utilizada para a prática do roubo.

"Os indivíduos que se encontram com penas de prisão suspensa, foram reconhecidos pela proprietária da farmácia, a qual os reconheceu como autores do roubo, referindo que os mesmos a haviam ameaçado com a faca apreendida, tendo furtado dinheiro e alguns cheques", avança fonte da Polícia de Segurança Pública.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Informatização Clínica e Plataforma de Dados da Saúde apresentados no Hospital da Figueira

O Hospital Distrital da Figueira da Foz promoveu hoje nas suas instalações, em conjunto com a ARS Centro, IP e o ACES, Baixo Mondego, uma sessão sobre informatização clínica.
A sessão foi presidida por Henrique Martins, Coordenador da Comissão para a Informatização Clínica (CIC) e pretendeu demonstrar o uso da Plataforma de Dados da Saúde (PDS) uma plataforma de partilha de dados de saúde.

Estiveram presentes nesta sessão elementos da administração do Hospital, representante da ARS Centro, médicos, enfermeiros, informáticos, secretários clínicos e outros profissionais das 3 instituições.
“O programa de trabalhos espelhou bem a importância do uso da PDS e o HDFF reforçou que está empenhado no uso desta Plataforma, estando a desenvolver desde o ano passado várias aplicações no sentido de melhorar a qualidade dos registos”, refere comunicado emitido por esta unidade hospitalar.

Nesta reunião analisaram ainda as formas de articulação entre o Hospital e os Centros de Saúde, usando a PDS.
Através da PDS os profissionais de hospitais e cuidados primários passam a poder visualizar a informação das instituições do SNS e os dados que o próprio utente tenha introduzido no Portal do Utente e tenha dado permissão de visualização.

Também os meios complementares de diagnóstico realizados nos hospitais e cuidados de saúde primários, que estejam armazenados electronicamente em sistemas de informação, deverão ficar progressivamente acessíveis através da PDS aos profissionais de saúde que todos os dias prestam cuidados em consulta, urgência ou internamento.

Uma enorme multiplicidade de dados sobre o doente que passa a estar acessível ao profissional de saúde através de uma plataforma única.

Refira-se que neste Hospital está em curso a implementação do Processo Único Electrónico, estado já em uso o Boletim de Alta o Diário Clínico e dentro de pouco tempo estará o registo das consultas.

sábado, 26 de janeiro de 2013

Lembras-te de como era escrever uma carta à mão?

As palavras eram pensadas, sentidas, não escorriam amparadas por um corrector ortográfico.
Sou ainda do tempo em que na Escola do Viso se usava caneta de tinta permanente. Ao aparo ou "bico de pato" juntava-se o indispensável "mata-borrão". Algo impensável para esta geração que faz do delete e do copy-past uma auta-estrada das letras.
Algumas cartas, as que nasciam e originais cresciam, continham letras, palavras, pensamentos riscados, rasurados.
Uma prova de uma linha de pensamento repensada.
Outras, mais alindadas, serviam o mesmo objectivo: enviar uma mensagem pessoal e intransmissível. Impregnadas de um acto muito íntimo.
Hoje recebemos cartas. Mas com contas para pagar. Ou avisos de corte.
Hoje já não escrevem cartas de amor. Hoje já não se pergunta a um amigo ou familiar distante como vai a vida. Usa-se o e-mail ou o facebook. É mais cómodo.
Mas a verdade é que se perdeu muito deste acto maior de deixar fluir o pensamento e o sentimento pelo corpo de uma caneta. De tinta permanente ou da BIC.
Julgo que a última carta que escrevi foi há mais de 20 anos. Para uma tia de Lisboa. Está na hora de regressar a este hábito saudável. De comprar um envelope e um selo. De me sentar e, com calma, escrever. Com melhor ou pior caligrafia, com esta ou aquela gralha. Mas escrever.
Fica o convite a este exercício. Escreva uma carta.


sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Estaleiros Navais: PSD/Figueira enaltece anúncio do ministro Álvaro Santos Pereira

O ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, anunciava a 21 de janeiro um investimento de 18 milhões de euros na reativação dos Estaleiros Navais do Mondego (ENM), medida que prevê a criação de 134 postos de trabalho diretos.

No mesmo dia, o coordenador da União de Sindicatos de Coimbra (USC) manifestou-se «surpreendido» pelo anúncio.
«O senhor ministro ou está a fazer algo para os apanhados ou anda atrasado na comunicação. Não sei o que se passa, os estaleiros estão a trabalhar desde 2 de outubro», disse à agência Lusa o sindicalista António Moreira.

O PSD da Figueira, em comunicado abaixo transcrito, congratula-se com o anúncio.

“A Comissão Política do PSD/Figueira da Foz sempre acompanhou com preocupação e interesse a situação dos Estaleiros Navais do Mondego (ENM) e, por isso mesmo, não podemos agora deixar de nos congratular com a linha de apoio concedida pelo Governo para a sua reativação.

 O Governo reconhece a importância da reativação dos ENM, pelo que a medida pretende:

 - Estimular a economia regional e aumentar a produção e reparação de navios, apostando em segmentos de mercado não explorados por outros estaleiros nacionais, com a inovação que conduz à diferenciação do serviço prestado;

 - Ser o início do investimento de 18 milhões de euros nos próximos dez anos, com um volume de negócios estimado em 66 milhões de euros, de forma a criar 134 postos de trabalhos diretos e aproximadamente 230 indiretos até ao final de 2013, prevendo-se a criação de 305 postos de trabalho diretos até 2019;

 - A reintegração de todos os ex-trabalhadores dos insolventes ENM, contribuindo para a desaceleração do desemprego na região, com aproveitamento do “know-how” que poderia perder-se. A reactivação dos ENM estimulará a indústria naval, dinamizando as relações económicas de Portugal com países emergentes, nomeadamente os que integram a CPLP, fazendo aumentar as exportações e o equilíbrio das contas externas nacionais.

É merecida uma palavra de reconhecimento a todos aqueles que sempre acreditaram na viabilidade desta unidade de construção naval e muito em especial aos seus trabalhadores, que nunca deixaram de lutar.

O PSD/Figueira da Foz manifesta ao Senhor Ministro da Economia público reconhecimento, por ter percebido a importância que o projeto tem para a Figueira da Foz e para toda a região, ao mesmo tempo que se pode constituir como um “valioso suporte à dinamização de outras atividades a jusante e a montante, contribuindo para a consolidação da importância do país como plataforma de actividades ligadas ao mar.”

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Já abriu, à entrada da cidade, o restaurante-pizaria «Ratolas»

O investimento é de Paulo Pedroso, proprietário de outro espaço, homónimo, na Mata Mourisca (Pombal), onde há cerca de três anos começou a meter a mão na massa, no molho de tomate e nos ingredientes frescos que são o segredo das suas pizas.
Este antigo profissional da publicidade, com experiência de barman e muitos quilómetros como camionista, encontrou a sua paixão na fronteira entre a Suíça e Itália, onde se rendeu à arte de fazer pizas de forma artesanal. Agora é no Ratolas da Figueira da Foz (no espaço da antiga Bela Napoli, perto da estação da CP) que Paulo Pedroso – com a ajuda de 4 funcionárias – prepara, à vista dos clientes, a especialidade da casa.

A bola de massa, aberta sob as suas mãos experientes, cobre-se de verdadeiro molho de tomate, vestindo-se então, generosamente, com os ingredientes frescos da piza escolhida. Depois, ainda à vista do cliente, a piza é colocada no forno de lenha, onde os cerca de 700 graus centígrados se encarregam de a transformar, em pouco mais de um minuto, na fusão de cores, aromas e sabores que faz da piza um dos pratos mais apreciados de todo o mundo.

Para além de pizas, de diversos sabores e tamanhos (incluindo a XXL, de 45 cm, por 13 euros), para degustar no restaurante ou levar para casa, o Ratolas disponibiliza também pratos da chamada cozinha tradicional, com destaque para bacalhau e bifes bem ao gosto nacional.

Aberto das 10 da manhã às 2 da madrugada, com diárias (almoço) a partir de 6,5 euros e menus de fatias a preços ainda mais acessíveis, o Ratolas quer também apostar na animação do espaço: Paulo Pedroso promete, para breve, música ao vivo às sextas-feiras, entre outras surpresas. 

Por fim, uma curiosidade: o nome «Ratolas» nasceu da alcunha que, em pequeno, os colegas deram a Paulo Pedroso. A prova de que, às vezes, é mesmo com as pedras que nos atiram que construímos o nosso castelo.

Nota: O texto, fantástico e que traduz bem o ambiente, é da jornalista Andreia Gouveia.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Faleceu Hildebrando Mota

Faleceu hoje (terça feira, dia 22) o antigo Comandante dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz, Hildebrando Mota, que liderou a corporação entre 1974 e 1993.
A Figueira da Foz perde fisicamente mais uma das suas referências. Permanece a sua memória.
À Família - a de sangue e a de adoção, os Voluntários - sentidas condolências.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Alfarelos/Granja do Ulmeiro: Colisão entre dois comboios faz pelo menos 21 feridos

Dois comboios colidiram esta noite na Linha do Norte, na zona de Granja do Ulmeiro, Soure, distrito de Coimbra. Segundo a GNR adiantou à TVI24, pelo menos 21 pessoas ficaram feridas na sequência do acidente, ao que tudo indica, sem gravidade.

Anteriormente, a Proteção Civil, em declarações à TVI, no local, deu conta de catorze feridos ligeiros. Fonte do INEM também confirmou à TVI24 que há 11 feridos, «todos com traumatismos ligeiros».

O correspondente da TVI, António Crespo, descreve um cenário de uma «violência extrema» com «composições umas em cima das outras, praticamente penduradas».
mais informação aqui

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Registadas ondas de 19 metros durante o temporal do fim-de-semana

A passagem de uma depressão sobre Portugal, durante o fim-de-semana, originou uma intensificação da agitação marítima na costa de Portugal Continental tendo os equipamentos do Instituto Hidrográfico registado um valor máximo, de altura das ondas, de 19 metros na bóia oceânica ao largo da Nazaré.


O agravamento do estado do mar no dia 19 – sábado, foi registado na rede de bóias ondógrafo mantida pelo Instituto Hidrográfico (IH) através de valores elevados de altura significativa nas 4 bóias, proveniente de WNW. Para além do valor máximo registado, de 19 m na bóia oceânica ao largo da Nazaré, foi ainda possível verificar rajadas de vento de 107 km/h. Estes valores são característicos de tempestades severas.
O valor da agitação marítima em Sines com altura máxima de 17.5 m, corresponde ao maior valor registado pela bóia ondógrafo de Sines nos últimos 25 anos.´

Bóia
Altura significativa (m)
Altura máxima (m)
Nazaré
12.0
19.4
Leixões
9.7
15.6
Sines
9.8
17.5
Faro
4.5
9.1

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Prémio Grupo Portucel Soporcel distingue projeto inovador na área da "Gestão Sustentável da Floresta”

A Universidade de Coimbra (UC) atribuiu o Prémio Grupo Portucel Soporcel ao projeto MedroJelly4Diet pelo trabalho inovador desenvolvido na área da "Gestão Sustentável da Floresta”. Esta distinção foi entregue no âmbito da 5ª edição do Concurso Arrisca C´2012 de Ideias, Planos de Negócio e Provas de Conceito.

O MedroJelly4Diet, desenvolvido por três docentes e dois estudantes da Escola Superior Agrária de Coimbra, visa a produção e comercialização de doces, compotas e geleias de medronho, com baixo valor calórico. “A formulação dos produtos inova pela combinação da atividade antioxidante do medronho com o baixo valor calórico potenciado pela introdução de um edulcorante natural. Esta nova fórmula vem colmatar uma falha de mercado no que respeita à oferta deste tipo de produtos para consumidores diabéticos e/ou com problemas de excesso de peso”, pode ler-se num comunicado emitido pela empresa.

O grupo Portucel Soporcel considera que esta iniciativa, “com valências verdadeiramente sustentáveis, tanto nas vertentes económica e ambiental, como na vertente social, poderá prestar um valioso serviço aos produtores florestais, gerando um negócio economicamente viável e promovendo a gestão florestal sustentável”, refere ainda a nota.

De acordo com a apreciação do grupo empresarial, “este projeto tem viabilidade económica, uma vez que há disponibilidade de matéria-prima, de mercado e de conhecimentos para desenvolver o produto. A sua concretização será um estímulo ao melhoramento genético e à plantação e exploração desta espécie autóctone e contribuirá para o aumento da biodiversidade dos espaços florestais onde o medronheiro se insira, sem penalização da respetiva rendibilidade.

O elevado Valor Acrescentado Nacional do produto pode contribuir para que este tipo de transformação silvo-industrial seja uma fonte de maiores rendimentos para muitos produtores florestais privados.

O resultado combinado destes aspetos positivos estimulará o empreendedorismo e terá um efeito positivo na empregabilidade no interior do País. Para além deste importante facto, vai também potenciar o interesse pela utilização do medronheiro, criando condições para o crescente e necessário reconhecimento internacional deste sub-sector da floresta portuguesa e o subsequente alargamento do respetivo mercado”.

O projeto MedroJelly4Diet recebeu também o prémio do Instituto Politécnico de Coimbra e da Associação Comercial e Industrial do Vale de Cambra nesta edição do Arrisca C. Para além destes incentivos atribuídos para o arranque do projeto, há interesse dos investigadores em expandi-lo através de parcerias de médio e longo prazo com a Produção Florestal.

A participação do Grupo na iniciativa Arrisca C, promovida pela Universidade de Coimbra com o intuito de incentivar boas práticas inovadoras a nível nacional, insere-se na sua política de responsabilidade social corporativa na vertente de estímulo à adoção de práticas sustentáveis no domínio da gestão florestal. O Prémio Grupo Portucel Soporcel visa assim apoiar um conjunto de iniciativas capazes de promover a transferência de conhecimento e inovação para o domínio da gestão florestal e da energia e sustentabilidade.

O Grupo – que procurará seguir com interesse o desenvolvimento desta ideia/projeto -  utiliza ele próprio modelos de gestão florestal que contribuem para a manutenção e melhoria contínua das funções económicas, ambientais e sociais dos espaços florestais, em conformidade com os exigentes critérios estabelecidos pelos sistemas internacionais de certificação da gestão florestal. Compromete-se a contribuir ativamente para a adoção das melhores práticas e para o desenvolvimento de parcerias estratégicas que visem melhorar o desempenho e competitividade global da floresta, daí a importância de promover iniciativas como o Arrisca C.

Nesse quadro, o grupo Portucel Soporcel decidiu atribuir, pela segunda vez, em 2012, o prémio “Gestão Florestal Sustentável” no valor de €2.000,00 e integrou, pela primeira vez, o júri do ARRISCA. C. Na qualidade de membro do júri, o Grupo avaliou 114 projetos candidatos à secção “Ideias de Negócio” e, em conjunto com os restantes membros, selecionaram 36 projetos que passaram à segunda fase do concurso. Desses finalistas, 11 eram potenciais candidatos ao Prémio Grupo Portucel Soporcel.

A 5ª Edição do Concurso Arrisca C´2012 de Ideias, Planos de Negócio e Provas de Conceito enquadra-se no Projeto INOV.C e envolve 12 Parceiros Nucleares e Parceiros Complementares da Região Centro e visa estimular o desenvolvimento de conceitos de negócio em torno dos quais se perspetive a criação de novas empresas e/ou o apoio ao desenvolvimento de novos produtos /serviços de empresas.

 

Figueira da Foz: Acidente de trabalho vitimou pescador

Durante a tarde de ontem, dia 16 de janeiro, o Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa em coordenação com a Capitania do Porto da Figueira da Foz tentaram a evacuação de um pescador da embarcação de pesca “Neptuno”, a navegar a 20 quilómetros a sudoeste do porto da Figueira da Foz, após  um acidente que provocou um traumatismo craniano, acabando por não  resistir à gravidade dos ferimentos, falecendo ainda a bordo da embarcação de pesca.

O pedido de evacuação chegou ao MRCC- Lisboa através do INEM, decorrente da avaliação médica do Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar (CODU-MAR), foi decidido tentar a evacuação médica, tendo o Capitão do Porto da Figueira da Foz assumido a coordenação da ação, empenhando a embarcação salva-vidas “Patrão Macatrão”.

A informação disponível indica que o acidente terá tido origem na libertação acidental de um cabo que embateu de forma violenta  no pescador,  provocando-lhe ferimentos fatais.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

PSP deteve idoso por importunação sexual junto de escolas


A Esquadra de Investigação Criminal da Polícia de Segurança Pública da Divisão Policial da Figueira da Foz, através da sua Brigada de prevenção Criminal, deteve ontem (dia 14 de janeiro), pelas 16H50, nas imediações de uma das Escolas Secundárias desta cidade, um indivíduo do sexo masculino, com cerca de 70 anos de idade, por ter sido encontrado em flagrante a praticar atos de carácter exibicionista perante duas estudantes menores que se deslocavam apeadas na via de ligação ao estabelecimento de ensino, as quis se encontravam bastante constrangidas com a sua atitude.

Após abordarem o suspeito e determinarem a cessação dos atos por si praticados, os elementos policiais verificaram que se tratava de um indivíduo já referenciado pela prática de atos semelhantes, ocorridos nas imediações de outros estabelecimentos de ensino desta cidade, os quais foram divulgados através da internet, dando origem a um processo-crime em investigação nesta mesma esquadra policial.

 Ao suspeito foi dada voz de detenção por praticar estes atos de natureza sexual (masturbação) perante as menores que foram devidamente identificadas, tendo o mesmo sido constituído arguido e sujeito a TIR.
O arguido residente fora do concelho da Figueira da Foz, numa das localidades próximas.

Denuncie através do 112
Todas e quaisquer situações devem ser comunicadas às autoridades. Existem mecanismos, como o 112, número nacional de emergência para prestar socorro nas mais diversas áreas.

domingo, 13 de janeiro de 2013

SantanaTV já está on-line

Já se encontra disponível para consulta o «Santana TV».
Este Canal tem como objetivo a divulgação de conteúdos de componente informativa, cultural, musical, desportiva, humorística e outras que se nos afigurem de especial interesse para todos aqueles que o visitem.
Filipa Dinis e Jorge Monteiro são os administradores.

Para ver aqui

sábado, 12 de janeiro de 2013

Ministro Paulo Macedo (Saúde) visita Hospital da Figueira

O Ministro da Saúde, Paulo Macedo, visita amanhã, domingo dia 13 de janeiro,
pelas 15h30, a Unidade de Internamento de Curta Duração (U.I.C.D.) do Serviço de
Urgência do Hospital Distrital da Figueira da Foz, EPE.

Trata-se de uma unidade de internamento nova que começou a funcionar em
novembro passado, integrada no Serviço de Urgência e cuja execução foi sugerida pelo
Ministro da Saúde aquando da tomada de posse do Conselho de Administração do
HDFF, em fevereiro de 2012.´

A U.I.C.D, que veio substituir a antiga Sala de Observações, encontra-se equipada com
12 camas elétricas, com monitorização individual dos doentes internados e condições
de notável qualidade.

A construção constitui um investimento do Hospital e o equipamento foi adquirido
pela Liga dos Amigos do HDFF, patrocinado por entidades privadas.

O custo final foi de 150.000 euro, tendo a Liga participado com cerca de 45.000 euros.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Figueira da Foz: Apreendida cocaína escondida em caixas de banana em supermercados

A Polícia Judiciária (PJ) está a investigar a origem de mais de 170 quilos de cocaína que foram encontrados em supermercados.

Uma operação da PJ permitiu recuperar a substância psicotrópica que estava escondida em caixas de banana importada da Colômbia.

Os funcionários de um estabelecimento comercial da Figueira da Foz encontraram a droga antes das bananas serem postas à venda e terão dado o alerta. No local foram recuperados 56 quilogramas de cocaína.

Ler aqui